terça-feira, 8 de agosto de 2017

Biografia do Professor João Moreira da Rocha


A partir de texto de Octavio Della Serra

     Moreira da Rocha nasceu em São Paulo, em 1º de outubro de 1890, filho de José Moreira da Rocha de Ana Joaquina Martins da Rocha. Formou-se em 1915 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Iniciou, em 1916, sua carreira de ensino. Conduzido por Sérgio Meira Filho e Benedito Montenegro foi indicado e nomeado preparador e, posteriormente, assistente da Cadeira de Anatomia Descritiva e Topográfica da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo (que viria a fazer parte da Universidade de São Paulo a partir de 1934). Essa cátedra era então dirigida pelo insigne anatomista italiano Alfonso Bovero. Em 1938, Moreira da Rocha torna-se Livre-Docente de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi fundador e primeiro professor de Anatomia Descritiva e Topográfica da Escola Paulista de Medicina, de 1933 a 1960. Em ambas escolas ministrou numerosos cursos de aperfeiçoamento, de especialização, e de extensão universitária. Foi chefe do Serviço de Verificação de Óbitos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ocupou cargos eletivos na Escola Paulista de Medicina e na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, bem como cargos de direção e colegiados técnico-administrativos. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Anatomia foi também sócio emérito da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Criou e instalou Centros de Estudos de Anatomia Descritiva e Topográfica e de Neuroanatomia, de 1952 a 1960.
     Por mais de 40 anos o Professor Moreira da Rocha ensinou Anatomia com clareza, simplicidade e concisão. Suas aulas, cheias de aplicações médico-cirúrgicas, confirmavam a sua experiência didática e de pleno domínio da matéria. Além disso, era tido como um verdadeiro artista do bisturi, pois preparava com elegância e maestria as peças anatômicas que utilizava em suas demonstrações práticas. Também era um pesquisador, orientador e formador de discípulos, seguindo o exemplo de Alfonso Bovero. Nas duas escolas abrigava legião de jovens seguidores: anatomistas, clínicos, cirurgiões, cirurgiões-dentistas, que ocuparam postos universitários de diversas escolas do Brasil. Saíram do que ele carinhosamente chamava de “porão do laboratório de Anatomia”, por exemplo, Octavio Della Serra, Milton Picosse, Nylceo Marques de Castro, Jesus Pan Chacon, José Geraldo de Camargo Lima, Waldemar Pereira Diniz de Carvalho, José Pinus, Saul Goldenberg e Jorge Armbrust de Figueiredo.
     Modesto, avesso a homenagens, exemplo de capacidade intelectual, competência didática, zelo quase religioso no cumprimento de seus deveres de professor; a ordem, o método e o rigor científico eram as qualidades que imprimia em suas atividades e que infundia em seus discípulos.
     O Professor Dr. João Moreira da Rocha faleceu em São Paulo em 8 de junho de 1960. Duas de suas filhas se casaram com anatomistas e o filho mais velho, Fábio, se formou pela Escola Paulista de Medicina. Outro filho, Rubens, foi cirurgião-dentista da Polícia Militar de São Paulo.
     Ainda conforme informação da Sra. Ligia Moreira da Rocha (neta do Prof. João Moreira da Rocha) seu pai, Dr. Hélio Moreira da Rocha, é o filho mais novo do Prof. João Moreira da Rocha. Ele nasceu em 19 de fevereiro de 1932 e se formou na Escola Paulista de Medicina em 1958. As tias da Sra. Ligia, Lourdes e Ruth, casaram-se respectivamente com Octavio Della Serra (autor do texto em que nos baseamos) e Milton Picosse. 

Fontes bibliográficas:

Octavio Della Serra, “João Moreira da Rocha” in A Escola Paulista de Medicina – Dados Comemorativos de seu 40º Aniversário (1933-1973) e Anotações Recentes, por José Ribeiro do Valle. Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais, 1977, páginas 96 a 98. 

Ligia Moreira da Rocha. Dados sobre a família do Prof. Dr. João Moreira da Rocha.  

3 comentários:

  1. Excelente postagem trazendo o Professor Moreira da Rocha que iniciou a Anatomia nesta Casa, e portanto os primeiros passos da primeira turma de médicos formados pela Escola Paulista de Medicina.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentário, professor. Agradecimento, ainda que tardio.

    ResponderExcluir
  3. O professor Moreira da Rocha até nos dias atuais é falado nos corredores da Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica.

    ResponderExcluir