domingo, 8 de outubro de 2017

Biografia de Antônio Bernardes de Oliveira


A partir de texto de Edison de Oliveira e de texto de Hélio Begliomini

     Bernardes de Oliveira nasceu na cidade de São Paulo em 3 de fevereiro de 1901. Era filho de José Bernardes de Oliveira e de América Bernardes de Oliveira.
     Fez o curso primário no Ginásio Marista de Santos, o curso secundário no Ginásio Oficial do Estado de São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo em 1924. Foi interno de Anatomia Patológica na mesma Faculdade e durante o ano de 1925 foi redator chefe da Revista de Medicina e diretor da Sociedade Arnaldo Vieira de Carvalho. Escreveu belo artigo sobre o brasão da Faculdade de Medicina de autoria do professor Guilherme Bastos Milward (1878-1932).
     Após sua formatura exerceu as função de cirurgião geral do Hospital do Juqueri. Em 1930, e em 1938 e 1945, esteve na Argentina em viagens de estudos e aperfeiçoamento. Em 1931, fundou em Campinas Instituto Cirúrgico com seu nome e do qual foi diretor até 1938. Em 1933, tomou parte ativa na fundação e organização da Escola Paulista de Medicina, tendo sido escolhido para professor de Clínica Cirúrgica.
     Ingressou na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje Academia de Medicina de São Paulo em 1º de março de 1935, tendo aí permanecido por 46 anos, onde era titular e mérito da cadeira 21, cujo patrono é Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
     No período compreendido entre 1929 e 1935, exerceu ainda várias funções: Cirurgião Chefe da Companhia Paulista de Estrada de Ferro (1929); Cirurgião Chefe da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Companhia Paulista (1929); Major Médico Constitucionalista (1932); Presidente do Sindicato Médico de Campinas (1934); Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (1935).
     Em 1938 fundou o Sanatório Esperança em São Paulo, onde permaneceu até 1951 como Diretor. Esse Sanatório, atual Hospital Infantil Menino Jesus, localizado na Rua dos Ingleses, começou sua história com um grupo liderado por Bernardes de Oliveira. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico. Na década de 1950, após dificuldades financeiras, o hospital foi municipalizado, passando a atender crianças de até 12 anos. Em 1956 passou a ser chamado Hospital Infantil Esperança. Em 1960 mudou seu nome para Hospital Infantil Menino Jesus.
     Em 1936, após brilhante concurso, recebeu o título de Docente Livre da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Major Médico da Reserva do Exército Nacional (1944) esteve na Europa (1948), nos Estados Unidos (1952) e novamente na Europa (1958), em viagens de estudo e aperfeiçoamento.
     Em 1953, juntamente com Alípio Correa Netto e José Maria de Freitas, fundou o Departamento de Cirurgia da EPM que agrupou as disciplinas: Cirurgia Vascular, cirurgia Torácica,  Gastroenterologia Cirúrgica, Técnica Operatória, Neurocirurgia e Ortopedia. Foi o primeiro chefe da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica, tendo tido como primeiros assistentes: Plínio Monteiro Garcia, Edison de Oliveira, Álvaro de Oliveira Penna, David Rosemberg e Romeu Santoro.
     Em 1965 fez o Curso da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro e em 1970 e 1971 foi Delegado Regional da Associação de Diplomados da mesma Escola (ADESG) no Estado de São Paulo.
     Foi membro de várias associações médicas, entre as quais, a Academia Paulista de Medicina, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Paulista de Cirurgia Plástica, Sociedade Paulista de Ortopedia, Sociedade Paulista de História da Medicina, International College of Surgeons, Societé Internationale de Chirurgie (Bruxelas) e do American College of Surgeons, onde ocupou o cargo de Mestre do Capítulo de São Paulo.
     O professor Bernardes participou sempre de maneira intensiva do Ensino Médico em nosso país através de cursos especializados, conferências, comunicações verbais realizadas em várias entidades médicas do país, tendo participado também de numerosas bancas de concursos como professor examinador.
     Publicou três livros didáticos e 97 artigos sobre temas médicos científicos, em revistas nacionais e estrangeiras; dezenas de artigos de divulgação em jornais diários e revistas, falam bem claro da grande capacidade e dinamismo de Bernardes de Oliveira e de sua valiosa contribuição para a formação de novos médicos e para o desenvolvimento da Medicina em nosso país.
     Antônio Bernardes de Oliveira era dotado de grande cultura. Tinha enorme biblioteca que era fonte de consultas. Era cultor da técnica cirúrgica esmerada e elegante, recomendando que se exercesse isso como arte e não como ofício. Foi o quarto chefe do Departamento de Cirurgia da EPM, de 1964 a 1967.
     Foi casado com Stella de Oliveira. Além de médico era escritor e historiador. Pertenceu à Sociedade de Escritores Médicos (SBEM), tornando-se seu quarto presidente (1978-1979) da extinta regional paulista. Essa Sociedade foi fundada por Eurico Branco Ribeiro (1902-1978), na cidade de São Paulo, nas dependências da Associação Paulista de Medicina. Nos anos 1970, a Sociedade, que já era representada em vários Estados, cogitou mudança de nome. Em 1979, em Belo Horizonte decidiram a mudança para Sobrames, o que foi consagrado em 1981.  A regional paulista, não concordou e em algum tempo deixou de existir com o nome antigo. Em 1988, iniciou-se uma regional paulista da Sobrames.
     Bernardes de Oliveira escreveu a obra “A Evolução da Medicina até o Início do Século XX” (1981, 434 páginas). A finalidade deste livro conforme o autor: “despertar o gosto pela medicina entre os estudantes e médicos e trazer uma modesta contribuição para a cultura geral”.
     Antônio Bernardes de Oliveira faleceu em 16 de junho de 1981, aos 80 anos. É patrono da cadeira de número 109 da Academia de Medicina de São Paulo. Na capital dá seu nome à Unidade Básica de Saúde II da Vila Prel, Jardim São Luís; também tem seu nome uma rua no bairro Jardim Nambá e uma Escola Estadual no Jardim São Joaquim.  

Fontes bibliográficas:

Oliveira, Edison de – “Antônio Bernardes de Oliveira” in A Escola Paulista de Medicina – Dados Comemorativos de seu 40º Aniversário e Anotações Recentes. José Ribeiro do Valle. Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais, 1977, páginas 29 a 31.

http://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/biografias/295/BIOGRAFIA-ANTONIO-BERNARDES-DE-OLIVEIRA.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário