sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Biografia de Antônio Prudente Meirelles de Moraes


Baseada em texto de Dino Carlos Bandiera
    
     Antônio Prudente nasceu aos 8 de julho de 1906 em São Paulo e faleceu aos 17 de setembro de 1965 no Rio de Janeiro. Fez seus estudos secundários no Colégio São Bento e o Curso Médico na Faculdade de Medicina de São Paulo, tendo se formado na turma de 1928. Após a formatura, dedicou toda a sua existência ao ensino médico, principalmente à formação de Cancerologistas e à luta contra o câncer no Brasil.
     Em 1929, defendeu tese inaugural de doutoramento aprovado com grande distinção, sobre “Tratamento dos Fibromiomas Uterinos”. Nesse mesmo ano, seguiu para Berlim, onde, durante dois anos, no Serviço de Franz Kaiser, preparou-se e adquiriu grande experiência no tratamento cirúrgico de neoplasias malignas.
     Em 1933 iniciou a mobilização da opinião pública, através de uma série de artigos publicados em “O Estado de São Paulo”, sobre o problema do câncer. Foi em 1934, por ocasião do banquete oferecido ao Prof. Antônio Cândido de Camargo, que na época se aposentava, que conseguiu grande número de assinaturas de médicos presentes, o que tornou possível a fundação da Associação Paulista de Combate ao Câncer. As dificuldades para arrecadação de fundos, no início, foram enormes. Graças, porém, a relações pessoais com o Comendador José Martinelli, obteve do mesmo, donativo substancial. Foram iniciadas então, em 1946, as famosas campanhas contra o câncer, que não só esclareceram o público, como também proporcionaram fundos para a compra do terreno e construção do Instituto Central. E, assim, em 1948, foi instalada a Primeira Clínica de Tumores da Associação Paulista de Combate ao Câncer, no Hospital Santa Cruz. Nessa Clínica, foram preparados médicos para mais tarde assumirem as respectivas funções no Instituto Central.
     A construção do Instituto Central, primeira obra particular no gênero em nosso país, foi realizada graças ao sucesso obtido com as campanhas de fundo, sendo possível a sua inauguração em abril de 1953.
     O trabalho dedicado ao estudo do projeto e a fiscalização da construção, assim como à seleção do equipamento sob a máxima economia, dificilmente poderá ser relatado. O Instituto Central logo se tornou Centro de Ensino, onde se formaram cancerologistas hoje em atividade no país.
     A dedicação de Antônio Prudente, secundado pela atividade sem par de sua esposa Dona Carmen Annes Dias Prudente, permitiu manter bem alto o padrão da Instituição. Exerceu em dois períodos as altas funções de Diretor do Serviço Nacional de Câncer. Suas atividades na luta contra esse flagelo não se limitaram ao Brasil. No terreno internacional teve ação permanente, desde 1947, quando foi designado Membro da Comissão Diretora da União Internacional Contra o Câncer. Ocupou vários cargos nessa organização, e a ele se deve não ter havido cisão entre elementos europeus e americanos da Entidade.
     Em 1950, durante o Congresso de Paris, foi eleito Presidente do VI Congresso Internacional de Câncer. Apesar das dificuldades inerentes ao nosso meio, pode realizar, em São Paulo, Congresso de tal repercussão que foi considerado pela Unesco o mais organizado Congresso do ano.
     Neste Congresso, realizado em 1954, data da comemoração do IV Centenário da Fundação da Cidade de São Paulo, estiveram representados 54 países; contou com cerca de 1200 congressistas.
     Antônio Prudente participou ainda, como Delegado do Brasil, dos Congressos Internacionais de Câncer de Madrid (1933), Bruxelas (1936), Estados Unidos (1947), Paris (1950), Bombaim (1956), Londres (1958) e Tóquio (1960). Quanto à sua atividade didática devemos assinalar que em 1931 foi nomeado Assistente da Cadeira de Técnica Cirúrgica da Faculdade de Medicina, onde cooperou com Benedito Montenegro no curso regular dado anualmente até 1934.
     Em 1935 foi escolhido professor da Cadeira de Cirurgia Reparadora e Plástica da Escola Paulista de Medicina, sendo também um dos professores fundadores da EPM.
     Em 1939, tornou-se Docente de Técnica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, após concurso de Títulos e Provas, tendo defendido na ocasião a tese “Reparação no Câncer”.
     Proferiu, como convidado, aulas em várias Faculdades de Medicina do Brasil, tais como Nacional de Medicina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Universidade de São Paulo, Bahia, Pernambuco. Ainda como convidado, proferiu aula na Faculdade de Medicina de Paris, New York, Buenos Aires, Montevideo, Assunção, Rosário de Santa Fé, Santiago do Chile, Lima, México, Chicago, Saint Louis, New Orleans, Tóquio, Cairo, Berlim e Roma.
     Tomou parte em várias Bancas Examinadoras de Concursos para Catedráticos e Docentes de Clínica Cirúrgica, Técnica Cirúrgica, Ortopedia e Ginecologia, em várias Faculdade Médicas do país. Entre cargos e funções exercidas convém destacar: 1º Diretor Presidente do Instituto Central do Câncer de São Paulo, Vice-Presidente da Pan-Pacific Surgical Society, Membro da Comissão Diretora e Vice-Presidente da Union Internationale contre le Cancer, Presidente da Sociedade Latino-Americana de Cirurgia Plástica, Presidente do 1º Congresso Latino-Americano de Cirurgia Plástica.
     Publicou cerca de 200 trabalhos em revistas médicas nacionais e estrangeiras, alguns dos quais constituíram contribuições originais, por exemplo, referentes ao tratamento hormonal do câncer de mama, à amputação interescápulo-torácica, transplantes livres de músculo, ligadura da aorta abdominal, melanoma maligno, regeneração de tecidos. Publicou sete livros entre os quais Nouvelles Techniques Operatoires dans la Chirurgie du Cancer, Masson & Cia, Paris 1951, teve grande repercussão. Pertenceu a 26 sociedades científicas das quais 13 estrangeiras.

Fonte bibliográfica:
Escola Paulista de Medicina - 40 anos - e fatos recentes. José Ribeiro do Valle, 1977. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário