domingo, 20 de maio de 2018

Biografia do Prof. Domingos Define



A partir de texto de Marino Lazzareschi

     Entre os subescritores do manifesto de fundação da Escola Paulista de Medicina figura o Professor Domingos Define como responsável pela Cátedra de Ortopedia e Cirurgia Infantil, que regeu até 1966, ano de sua aposentadoria compulsória.
     Mais um idealista juntava-se aos Fundadores da nova escola médica e enriquecer o seu corpo docente.
     Natural da Capital do Estado de São Paulo, onde nasceu aos 30 de dezembro de 1895, fez seus estudos primários no Colégio do Carmo, concluídos em 1910, ingressando a seguir na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1911.
     Em 1916 formou-se médico, defendendo tese de Doutoramento sob o título “Apendicite Amébica”, aprovada com distinção e louvor.
     Desde o período acadêmico, demonstrou seus pendores para a cirurgia e após longo aprendizado e treinamento de Anatomia, sob a orientação do Prof. Alfonso Bovero e na Técnica Cirúrgica da então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, orientou-se para a Ortopedia que, entre nós, esboçava seus primeiros passos. Visando especializar-se, partiu em 1923 para a Alemanha, Áustria e Itália, tidas como berço da Ortopedia moderna. Deste modo conviveu e especializou-se nos serviços de Lorenz, Hoffa, Lange e Covilla, então substituído, por motivos de saúde, pelo não menos notável Victorio Putti.
     À sua personalidade moderada e pesquisadora aliou-se rica bagagem ortopédica adquirida nos contatos tidos e vividos na Europa. Voltando ao Brasil, já com a experiência de magistério que exercera na Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, integrou-se no serviço de Ortopedia e Cirurgia Infantil da Santa Casa de Misericórdia, em dezembro de 1924, na Enfermaria chefiada pelo Prof. Luiz Resende Puech.
     Por ocasião da inauguração do Pavilhão Fernandinho Simonsen, primeiro Hospital de Ortopedia do Brasil, foi encarregado de ministrar os cursos de semiótica ortopédica, acumulando, com a responsabilidade de Chefe de Clínica e 1º Assistente, cargos que já vinha exercendo com competência e dedicação há alguns anos.
       Em 1938, por motivo de doença, Puech se afastou da chefia da Cátedra de Ortopedia e do Pavilhão Fernandinho, indicando Domingos Define para substituí-lo. Nessa época já tinha conquistado brilhantemente a livre docência em Ortopedia com a tese intitulada “Etiopatogenia da Coxa Plana – estudo experimental”.
     Em 25 de julho de 1938 deu início ao curso de Ortopedia na Escola Paulista de Medicina para a primeira turma que se formava naquele ano.
     Durante 27 anos foi o elo que uniu a Escola Paulista de Medicina ao Pavilhão Fernandinho Simonsen, ministrando até 1953 os cursos nas enfermarias do referido Pavilhão, cuja chefia assumira em 1939, por motivo de falecimento do Prof. Puech. Assim pode, em que pesassem dificuldades naturais, ministrar cursos básicos ortopédicos para a formação de especialistas.
     Suas atividades não se restringiram apenas ao setor do ensino, mas também à divulgação e incremento da especialidade no país e fora dele. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Membro efetivo de inúmeras Sociedades Internacionais e da SICOT Sociedade Internacional de Cirurgia de Ortopedia e Traumatologia, onde, em 1960, no Congresso de Nova York foi declarado Delegado Brasileiro, que gentilmente recusou a favor do Prof. Barros Lima, de Recife.
     Participou de inúmeros eventos ortopédicos, organizando Jornadas e Cursos e por duas vezes presidiu o Congresso Nacional de Ortopedia.
     Projetou a Ortopedia Brasileira no campo do ensino e da ciência. Publicou numerosos trabalhos no Brasil e no Exterior, culminando na apresentação de uma variação técnica na transposição da fíbula pró-tíbia em pseudoartrose da tíbia, congênita ou adquirida em crianças e outro trabalho propondo a transposição da ulna para o rádio nas agenesias congênitas do rádio. Estas apresentações tiveram repercussão nos Congressos da SICOT, em Nova York em 1960 e em Viena, em 1963.
     Em 1970, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à medicina brasileira foi agraciado com a Ordem do Mérito Nacional concedida pelo Presidente da República.
     Continuador emérito da obra de Puech, enriqueceu-a com sua personalidade e idealismo, formando vários professores.
     Em sua aposentadoria foi substituído, em 1966, pelo saudoso prof. Dr. Ivo Define Frascá.
     Em 1977 (ocasião do texto base desta bibliografia) seus ex-assistentes o Professor Titular Dr. Marino Lazzareschi, os professores adjuntos Isaac Sobelmann, além de Samuel Atlas, titular da Faculdade de Medicina de Taubaté. Nessa ocasião (1977) o Prof Define prestava colaboração como Consultor e Presidente Honorário do “Centro de Estudos Domingos Define”, instituído pela Ortopedia da EPM em 1971.

Fonte bibliográfica:
Lazzareschi, M – Domingos Define in A Escola Paulista de Medicina – Dados Comemorativos de seu 40º Aniversário (1933-1973) e Anotações Recentes. Empresa Gráfica Revista dos Tribunais, 1977, páginas 57-60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário